Ter uma comunicação de qualidade com os colaboradores da empresa é essencial para que as orientações sejam seguidas à risca, assim como, é importante receber o feedback dos funcionários quanto às atividades realizadas. Nesse sentido, o radiocomunicador aumenta a produtividade da empresa.
A comunicação entre colaboradores e seus superiores precisa ser direta e simples, assim como, os canais utilizados para que essa comunicação seja feita. Por isso, o radiocomunicador aparece como uma ferramenta essencial para aumentar a produtividade de empresa.
Ele permite que os colaboradores estejam em contato direto uns com os outros e com seus superiores, mesmo que eles não estejam fisicamente próximos. A ideia é permitir o contato entre pessoas de forma clara e límpida e acelerar o processo de divulgação de informações.
Por exemplo, um profissional que está trabalhando em campo, identifica determinada situação e, por meio do radiocomunicador, repassa a informação para a sede da empresa para que as providências necessárias possam ser tomadas para corrigir o problema.
Conheça as principais vantagens em ter esses equipamentos
Além de facilitar o processo de comunicação entre os integrantes de uma empresa, o radiocomunicador traz uma série de vantagens para os negócios que investem nesse equipamento como ferramenta de comunicação entre os funcionários, são elas:
— Facilita a integração entre funcionários: isso porque, o rádio comunicador permite que os colaboradores entrem em contato uns com os outros sem a necessidade de fazer ligações telefônicas.
— Aumenta a produtividade: já que acelera os processos de comunicação e feedback entre funcionários.
— Conversas sem falhas ou interferências: o rádio comunicador não está à mercê da estabilidade de sinal das operadoras de telefonia móvel, por isso permite conversas claras e sem falhas.
— Mais segurança: o rádio comunicador permite que os colaboradores entrem em contanto caso tenham dúvidas, assim como, gestores podem entrar em contato com os funcionários caso precisem de informações específicas. Essa facilidade de acesso à informação dá mais segurança para a tomada de decisão da empresa.
— Integração com GPS: o rádio comunicador pode ser combinado com o GPS, desse modo, além de falar com os colaboradores, a empresa consegue acompanhar o seu deslocamento.
— Melhores métodos de coordenação: a utilização de rádios permite que a empresa atualize seus métodos de acompanhamento e coordenação das atividades, já que podem estar sempre em contato com os colaboradores.
— Customização: o sistema de radiocomunicação pode ser customizado de acordo com as necessidades de cada empresa
— Transmissão em grupo: o radiocomunicador permite que a mesma mensagem chegue a vários equipamentos, em simultâneo, desde que todos estejam na mesma frequência.
— Sem tarifas: ao contrário da telefonia móvel, na qual é cobrado uma determinada tarifa para cada serviço, isso não acontece com o radiocomunicador. Sua utilização não gera taxas e ele pode ser utilizado sem restrições.
Principais funções dos rádios comunicadores
Existem diversos modelos de rádios comunicadores no mercado, cada um com sua característica marcante. Entretanto, há algumas funções básicas que são comuns a todos eles:
— Transmissões digitais: desde 2012 a Anatel exige que todas as transmissões feitas por rádios comunicadores tenham qualidade digital. Ou seja, transmissões mais claras e sem interferência em toda a área de cobertura do aparelho.
— Chamadas em grupo: o equipamento permite que várias pessoas participem de uma mesma conversa.
— Supressão de ruídos: os equipamentos de rádio comunicação são equipados com sistemas de supressão de ruídos, o que melhora ainda mais a comunicação e evita que aconteçam falhas de comunicação.
— Mensagem de texto: além de permitir a comunicação por voz, os rádios comunicadores também possuem função que permite o envio e recebimento de mensagens de texto.
— Alerta e Emergência: o radiocomunicador é equipado com sinais de alerta e emergência que podem ser enviados de um aparelho para outro ou para todos os aparelhos ao mesmo tempo.
Produtividade pode ser melhorada
O sistema de radiocomunicação de uma empresa, além de ser personalizado para atender a demandas específicas, auxilia na superação de problemas de comunicação que atrapalhavam os índices de produtividade dos colaboradores.
Isso porque, falhas no processo de comunicação e a demora no repasse de informações importantes acabam gerando erros. Por exemplo, um funcionário que não recebeu a informação correta ou a recebeu enviezadamente antes de realizar sua atividade, pode não a executar da forma esperada pelos seus superiores.
Nesse sentido, o radiocomunicador é um equipamento ideal para garantir altos níveis de produtividade. Isso porque, ele permite que os colaboradores compartilhem ideias, consigam resolver os problemas e realizar suas atividades mais rapidamente, isso tudo, sem a necessidade de interrupções.
O rádio permite que os funcionários falem uns com os outros, sem que sejam necessários o deslocamento e o encontro de todos no mesmo espaço físico. Dessa forma, os ajustes podem ser feitos à medida que as atividades estão sendo realizadas, assim como, os feedbacks de cada ação podem ser repassados em tempo real para os demais integrantes da equipe.
Para melhorar ainda mais a produtividade dos funcionários de uma empresa, o radiocomunicador precisa ser potente. Desse modo, sua área de alcance cobre todo o espaço no qual a empresa realiza suas atividades.
Além disso, é muito importante que os rádios sejam equipados com baterias duradouras. Dessa forma, os colaboradores podem trabalhar durante seu turno sem se preocupar em recarregar a bateria do rádio ou em perder contato com o resto da equipe.
Dá mesma forma, sinais de alerta silenciosos são ideais para aqueles locais com muito barulho. Assim, o colaborador não perde nenhum contato feito pelo rádio.
Contratar uma empresa especializada para venda ou locação
Com a variedade de marcas e modelos de radiocomunicadores no mercado, o ideal é contratar uma empresa especializada para definir qual o melhor sistema a ser implantado na empresa e qual o tipo de rádio melhor se adapta as suas necessidades.
Nesse sentido, será avaliado qual o melhor custo-benefício, a compra ou a locação dos aparelhos, quais os modelos vão atender as necessidades da empresa, quantos rádios devem ser adquiridos e quais as características do sistema a ser implementado.