Comunicação de longa distância / rádio de longa distância

HomeGrupo CDCComunicação de longa distância / rádio de longa distância
Post Image

Caso a sua empresa precise de comunicação via rádio para longas distâncias, pode ser necessária uma sofisticada infraestrutura para permitir o funcionamento deste sistema.

Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre esta estrutura e como a tecnologia de PTT via celular pode poupar consideravelmente o seu orçamento. Para saber mais, acompanhe conosco:

Rádio de longa distância

Rádios comunicadores são utilizados por diversas empresas para permitir uma comunicação mais eficiente entre seus colaboradores. O rádio comunicador é extremamente eficiente, pois, para utilizá-lo, basta apertar um botão e falar. Todos os usuários na mesma frequência irão ouvir e poderão responder com a mesma agilidade.

Comparado a um telefone, além dos custos de planos e/ou ligações, usar o telefone também demora mais e torna mais lenta a operação dos funcionários, reduzindo sua eficiência.

Contudo, os rádios comunicadores que utilizam frequência UHF ou VHF tem limitações de alcance que variam de acordo com diversos fatores:

– Relevo do solo;

– Presença de obstáculos físicos como prédios ou montanhas;

– Condições da bateria e da estação comunicadora (aparelho);

– Entre outros.

Em condições ótimas de operação, um rádio comunicador UHF/VHF pode ter alcance máximo que varia entre 2 e 45 km. Entretanto, mesmo dentro destes limites, a qualidade da comunicação nas posições mais distantes pode ficar bastante prejudicada, dificultando a compreensão das mensagens transmitidas pelos operadores.

Para aumentar a qualidade da comunicação via rádio a longas distâncias, ou para amplificar o alcance de sua rede para até 60 km, a sua empresa precisará instalar pelo menos um repetidor e uma antena em uma posição estratégica dentro do raio de operação de seus colaboradores. Um investimento que trará efeito, mas que certamente irá impactar o orçamento do seu negócio.

Equipamentos de comunicação via rádio profissional têm ótima qualidade de fabricação e resistência para usos que exigem muito do aparelho. Contudo, não são exatamente baratos e ainda precisam passar pelo cadastramento e as taxas da Anatel. Por isso, a aquisição de infraestrutura em telecomunicações precisa ser planejada com cautela e estratégia.

PTT via Celular (PoC) para cortar custos com eficiência

Porém, é possível operar uma rede de comunicação por rádio de longa distância sem ter que utilizar repetidores ou adquirir infraestrutura própria. Estamos falando da tecnologia Push-to-Talk via Celular (PoC), que reduz consideravelmente seus custos de operação e instalação.

Esta tecnologia utiliza a infraestrutura das operadoras de telefonia celular para transmitir os seus dados, permitindo que você opere comunicação via rádio a longa distância sem precisar investir em infraestrutura.

Aparelhos neste tipo de rede convertem as mensagens de áudio em dados móveis que são trafegados pelas torres e antenas das operadoras de celular, assim como uma ligação ou uma mensagem. Elas chegam instantaneamente aos aparelhos dos demais usuários da rede e são convertidos de volta para uma mensagem de áudio.

Para quem opera, a tecnologia é tão eficiente quanto o Push-to-Talk tradicional. Para os empresários e investidores, entretanto, o gasto com as comunicações da empresa é bastante reduzido, melhorando os resultados financeiros.

Conheça os serviços do Grupo CDC para o seu negócio!