Grupo CDC

Como montar centrais de controle de rádios comunicadores e qual o custo?

HomeGrupo CDCComo montar centrais de controle de rádios comunicadores e qual o custo?
Post Image

Através da transmissão de voz por ondas eletromagnéticas, a radiocomunicação possibilita a comunicação entre dois aparelhos. Eles recebem informações devido à sua conexão, que acontece através da central de controle.

Em linhas gerais, esta central pode ser descrita como a base de controle dos aparelhos comunicadores e eles funcionam até uma determinada distância deste local. Essas questões são variáveis de acordo com o modelo dos dispositivos.

Desse modo, para montar uma central de controle de rádios comunicadores que seja eficiente, é preciso estar atento a estas questões.

Veja a seguir maiores informações sobre o processo e os seus custos.

Como montar centrais de controle de radiocomunicadores?

O primeiro passo para montar uma central de controle de radiocomunicadores é determinar quais são as funções que ela desempenha dentro da empresa. Isso acontece porque os profissionais alocados nesta base serão responsáveis por receber informações e respondê-las.

Assim, no caso de equipes que ficam descentralizadas e espalhadas por várias áreas diferentes, é preciso que aconteça uma filtragem das informações recebidas, bem como uma análise cuidadosa.

Portanto, para além dos aparelhos presentes na central de controle, este espaço também precisa contar com organização e planejamento prévios, o que garante eficiência às ações desempenhadas.

Diante dos fatos destacados, suponhamos que o objetivo de uma central de controle de rádios comunicadores seja gerenciar uma frota de veículos. Portanto, os profissionais alocados na base precisarão realizar funções como:

  • Registro e monitoramento de eventos;
  • Monitoramento de ocorrências;
  • Gerar ordens de trabalho;
  • Emissão de mensagens;
  • Gravações de voz;
  • Monitoramento de localização via GPS;
  • Despachos de voz.

Logo, para garantir o bom funcionamento, é preciso possuir um sistema que garanta todas essas funcionalidades e possua módulos gerenciais adequados às necessidades. Como a realidade de cada empresa é diferente, isso precisa estar presente no planejamento para que a central seja eficiente.

Os equipamentos para montar uma central de controle de radiocomunicadores

O investimento no equipamento tem influência direta na qualidade do serviço oferecido, visto que ele reflete na rapidez com que a equipe é capaz de solucionar problemas cotidianos.

Atualmente, existem comunicadores analógicos e digitais. A seguir, algumas diferenças entre os dois tipos serão explicadas.

Rádio analógico

Os rádios analógicos estão disponíveis para o público geral desde o ano de 1933. Entretanto, o seu uso é mais antigo do que isso. Este tipo de aparelho funciona por meio da transmissão de ondas eletromagnéticas e o seu áudio é modulado em FM e AM.

Além disso, vale ressaltar que se trata de uma tecnologia muito simples. Então, conforme as empresas foram apresentando demandas mais exigentes, acabou se tornando um pouco ultrapassada. Isso aconteceu devido às capacidades dos aparelhos.

Os rádios analógicos lidam somente com uma conversa de cada vez nos seus canais, o que causa alguns congestionamentos no sistema de comunicação e, portanto, pode comprometer a produtividade da empresa.

Outro ponto que precisa ser destacado sobre este tipo de aparelho é o fato de que eles demandam receptores e transmissões específicos e, em geral, estes dispositivos não passam por atualizações, algo que se torna um problema para empresas que estão em processo de expansão, visto que as suas necessidades podem mudar.

Por fim, ainda vale ressaltar que a qualidade dos rádios analógicos e as novas demandas de mercado estão tornando estes aparelhos cada vez mais ultrapassados. Isso acontece porque todo o ruído do ambiente é captado pelo microfone e se torna difícil a compreensão das mensagens transmitidas.

Rádio digital

Criado para funcionar como uma evolução do rádio analógico, o rádio digital oferece segurança na transmissão de dados e abrange mais usuários em um mesmo canal. Desse modo, a tecnologia em questão significou uma evolução na indústria da comunicação.

Atualmente, os rádios digitais representam boa parte dos dispositivos deste tipo fabricados pela indústria. Eles são capazes de se comunicar com aparelhos analógicos e oferecem as seguintes vantagens:

  • Cobertura mais ampla;
  • Segurança na transmissão de mensagens;
  • Mais funcionalidades (como identificador de chamadas e GPS);
  • Funções Mdn Down e Alone Work;
  • Telemetria;
  • Sinais mais claros e sem ruído ambiente.

Diante dos fatos destacados, vale ressaltar que os rádios digitais vieram para ficar e representam um ótimo investimento para qualquer empresa que está pensando em montar uma central de controle de rádios comunicadores.

Estes dispositivos são capazes de reduzir o tempo de resposta e aumentar a performance da equipe.

Além disso, de acordo com uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em breve não será possível renovar as licenças para rádios analógicos, de modo que todas as empresas serão forçadas a migrar para o modelo digital.

Quando usar um sistema de rádio troncalizado na empresa?

O trunking, ou o sistema de rádio troncalizado, garante eficiência para empresas que possuem um alto número de usuários destes sistemas. Além disso, ele representa investimentos menores em infraestrutura, o que é bastante interessante para quem está montando uma central de rádios comunicadores.

Isso acontece devido ao funcionamento do trunking, que demanda um número reduzido de repetidores para muitos rádios. Desse modo, independente da quantidade de pessoas que façam uso, elas serão capazes de se comunicar de modo eficiente.

Então, no caso de empresas que precisam de um sistema com alta segurança e eficiência, o trunking é bastante recomendado devido às suas várias funcionalidades. Para determinar se a empresa precisa ou não deste tipo de sistema, basta observar os seguintes aspectos:

  • A empresa possui muitos funcionários espalhados por setores distintos?
  • São usados vários canais de comunicação ao mesmo tempo?
  • Estes canais precisam cobrir uma área grande?

Se a resposta para estas perguntas for afirmativa, o sistema de rádio troncalizado é o investimento ideal para quem está montando uma central de controle.

Qual a função mais importante de uma central de controle?

Sem dúvida, a função mais importante de uma central de controle de rádios comunicadores, é centralizar o comando das equipes de trabalho de campo num único local, via IP.

Veja um exemplo de como isso acontece na prática!

Imagine uma distribuidora de energia que atende um estado, como é o caso de Mato Grosso. Ao invés dessa distribuidora possuir centrais de controle locais em cada cidade, ela pode criar uma sala de controle que reúne o estado todo e se conecta via IP com as repetidoras de rádio em toda a área de concessão.

Isso facilita a operação e sua gerência, minimiza erros e agiliza a tomada de decisões.

Quais são os custos para montar uma central de controle de rádios comunicadores?

Para definir uma média de custos para a montagem de uma central de controle de rádios comunicadores, primeiramente, é preciso decidir pela compra ou pelo aluguel do equipamento. Sobre a segunda via citada, vale ressaltar que existem algumas vantagens bastante interessantes.

A primeira vantagem, sem dúvidas, é o menor investimento. Portanto, favorece empresas que não têm o capital necessário para a compra. Além disso, os negócios que precisam fazer uso dos comunicadores por pouco tempo ou durante períodos específicos também são beneficiados.

Vale ressaltar que independente da via escolhida pela empresa, o Grupo CDC com certeza possui o necessário para a criação da sua central. No mercado há mais de duas décadas, a empresa trabalha em parceria com a Motorola para oferecer qualidade aos clientes.

Além disso, possui várias soluções, como o aluguel, o que garante liberdade para que os clientes montem o pacote de serviços que mais atende às suas necessidades. Entre em contato através do site para saber mais sobre os serviços do Grupo CDC.