A rádio comunicação continua sendo importante para o monitoramento e segurança de espaços de lazer, como os shoppings, e instituições bancárias. Para que esse serviço continue oferecendo qualidade, é importante que esteja em constante evolução e se molde junto com a tecnologia.
Por isso, o sistema tradicional PTT se atualizou para celular e ganhou a alcunha de PoC (Push-to-Talk Over Cellular), trazendo novidades e também gerando dúvidas acerca da sua dinâmica e diferenças com o sistema anterior.
Veja agora nesse artigo algumas noções básicas para começar a entender o PoC (PTT via Celular).
O que é PoC (PTT via Celular)
O sistema PoC atua totalmente baseado em uma dinâmica de software que tem como objetivo oferecer diversas soluções para o usuário.
Por meio do Push-to-Talk Over Cellular, a comunicação entre os usuários pode ser realizada por meio de chamadas em grupo ou privadas, utilizando ou não um acessório bluetooth. O sistema vem como uma grande aposta para a tendência mundial de convergência dos smartphones.
Qual a diferença entre o tradicional PTT e o Push-to-Talk Over Cellular (PoC)
A comunicação em PTT já existe desde a década de 1930, sendo utilizada por diversas frentes de trabalho que necessitavam estar em constante contato e fazendo essa dinâmica ser impossível de ser substituída.
No entanto, com o avanço tecnológico constante, esse meio de comunicação se viu obrigado a se atualizar e encontrou um espaço para operar nas redes de telefonia móvel, e a primeira grande diferença entre os modelos está aí: enquanto uma opera suportada em redes privadas de Land Mobile Radio (LMR), a outra opera via conexão banda larga fornecida por uma operadora.
Essa atualização foi super importante para essa tecnologia, uma vez que em alguns lugares o sinal pode se encontrar fraco ou até inexistente, o que faz uma rede móvel de Wi-Fi resolver esse problema e continue dando suporte para a equipe que está em campo.
A continuidade do sistema a partir do PoC é a garantia de contar com o serviço para além de uma rede privada que pode ser reduzida ou finalizada a qualquer momento, conforme o mundo avança em descobertas tecnológicas mais simplificadas e baratas.
Diferentes tipos de redes de dados estão disponíveis para a tecnologia PoC.
A tecnologia PoC está presente em pleno funcionamento em diferentes redes de dados. São elas:
– 2G;
– 3G;
– 4G;
– LTe;
– Redes wireless.
Além disso, com a implementação da rede 5G durante o próximo ano, a tecnologia PoC pode sofrer um bom impacto quanto a conexão, oferecendo qualidade e rapidez para todos os seus usuários.
Aplicativos Push to Talk
Atualmente, aplicativos tem feito sucesso entre empresas e usuários que necessitam utilizar a comunicação PoC, possibilitando que você use seu próprio smartphone e tenha comunicação empresarial rápida, segura e instantânea.
O Grupo CDC conta com plataforma própria de poços em nuvem ou instalada nos servidores do cliente, disponibilizando diversas funções para o dia a dia da sua empresa, sendo compatível com aparelhos comuns e industriais. Conheça algumas funções:
PPT: Comunicação de voz em grupo ou privativa, com a agilidade de um rádio comunicador comum, sem precisar carregar dois aparelhos.
VÍDEO PTT: Comunicação de voz e vídeo em grupo ou privativa, facilitando a visualização de situações em tempo real.
RASTREAMENTO VIA GPS: Saiba a localização exata de todos os membros de sua equipe em tempo real, no seu celular ou computador.
CHAT DE TEXTO:Troca de mensagens de texto instantâneas entre dois usuários ou entre grupos de usuários.
CONSOLE DE OPERAÇÕES: Use um PC Windows na sala de controle para despachar voz, monitorar as comunicações e localizações das equipes.
CHAMADAS DE EMERGÊNCIA E CRIAÇÃO DE GRUPOS: Crie diferentes grupos de comunicação com diferentes níveis de prioridade e capacidade de interromper outras transmissões.
Além disso, está entre as vantagens a cobertura e o baixo custo da solução para as empresas.
Gostou do artigo? Aproveite e leia também no Blog da CDC: https://grupocdctelecom.com.br/quando-preciso-utilizar-uma-repetidora-de-sinal-e-quanto-posso-utilizar-comunicacao-ponto-a-ponto/