Grupo CDC

Mineração

HomeSoluçõesMineração

SEGURANÇA PARA MINERAÇÃO

Na mineração, a comunicação via rádio é vital para o desenvolvimento das atividades internas e para a equipe de segurança patrimonial da companhia. Como contam com diversos setores e centenas de trabalhadores, as mineradoras necessitam de um sistema de rádio comunicação robusto e escalável, que possa agregar diversos grupos de voz, bem como ter a capacidade de expansão e inserção de mais rádios caso haja necessidade.

Para atender as demandas de mineradores, a CDC pode fornecer sistemas de rádio digital Motorola MOTOTRBO em diferentes arquiteturas. Empresas menores podem montar redes de comunicação rádio a rádio. Já companhias de grande porte podem contar com sistemas troncalizados digitais de sítio único, como Motorola MOTOTRBO Capacity Plus ou Capacity MAX, que podem atender milhares de usuários de rádio, eliminando a possibilidade de canal ocupado.

Uma opção para companhias de grande porte é o Motorola MOTOTRBO Linked Capacity Plus. Ele é um sistema de rádio troncalizado de vários sítios. Através dele é possível integrar duas ou mais plantas em um único sistema robusto e confiável. Por fim, existe a opção do sistema Motorola MOTOTRBO Capacity MAX, que é um sistema troncalizado de múltiplos sítios com uso de controladora.

Controle de emergências e privacidade de comunicações

Os rádios digitais da linha MOTOTRBO mais indicados para o setor de mineração são das linhas DGM e DGP. Eles são equipamentos robustos, com resistência a quedas, a água e a poeira e também possuem sistema inteligente de energia, para turnos de até 18 horas de trabalho. No entanto, os maiores destaques para o setor estão na privacidade de comunicação e também no gerenciamento de emergências e segurança dos colaboradores.

Os rádios MOTOTRBO contam vários recursos de segurança para evitar que terceiros possam interceptar as comunicações internas da empresa. Uma delas é o RAS (Restricted Access to System) que permite que apenas rádios habilitados possam acessar o sistema através das repetidoras. Em seguida vem o sistema de encriptação de transmissão de voz, que possui três diferentes níveis, sendo o mais elevado a encriptação AES (Advanced Encryption Standard), de 256 bits.

Aliado ao sistema de segurança do rádio, pode ser implementado o software de gerenciamento SmartPTT. Ele permite que rádios roubados da mineradora possam ser automaticamente inibidos através da função “Radio Kill”, que, como o nome já diz, “mata” completamente o rádio, o deixando totalmente inoperante. O SmartPTT possibilita que situações de emergência sejam facilmente gerenciadas, mostrando alarmes na tela dos operadores de rádio e também podendo acompanhar os passos de ladrões ao abordarem um agente de segurança.

Se imaginarmos o grau de segurança exigido em mineradoras de ouro, o sistema MOTOTRBO vai exatamente de encontro com o que as empresas do ramo necessitam. Através da implementação do sistema digital MOTOTRBO, com privacidade, uma mineradora de ouro, cliente da CDC, deu um grande salto no combate a invasores. Quando a empresa utilizava rádios analógicos na segurança patrimonial, os invasores conseguiam monitorar as ações dos agentes e sempre estavam um passo à frente. Hoje a situação se inverteu e o combate se tornou muito mais eficaz. Diversas invasões puderam ser evitadas e o nível de satisfação da gerência aumentou sensivelmente.

Segurança total para trabalhadores em áreas de risco

O SmartPTT conta com várias características que podem gerenciar a segurança de seus trabalhadores. O rádio MOTOTRBO pode enviar um sinal de emergência para o operador SmartPTT caso o colaborador pressione o botão de emergência ou caso um rádio equipado com placa opcional e função Man-Down não detecte nenhum movimento ou equipamento na caído na posicão horizontal por muito tempo. O recurso de Trabalhador Solitário do SmartPTT requer a transmissão de rádio e / ou movimento (tracking GPS) dentro de um período de tempo programável. Caso o colaborador não atenda às especificações, uma emergência é iniciada. A cerca eletrônica (geofencing) também pode ser criada no SmartPTT para notificar o operador, se o trabalhador entra em uma zona perigosa.

Quando ocorre uma emergência, o operador SmartPTT pode controlar a resposta à ocorrência através do envio de equipes de resposta para o local da emergência com base em informações de localização fornecidas pelo GPS. As funções de gravação de voz e de log de eventos do SmartPTT permitem aos gestores reconstruir os detalhes da situação de emergência, conforme necessário.

DIFERENCIAIS PARA MINERADORAS

Rádios resistentes a quedas, água e poeira;

Sistema de energia inteligente, com economia de bateria e turnos de até 18 horas de trabalho;

Sistemas escalávies, com capacidade de até 1.200 rádios sem canal ocupado;

Segurança de comunicação com encriptação AES;

Bloqueio de rádio perdido;

Função Man Down e Alone worker, que monitoram trabalhadores em áreas de risco;

Monitoramento GPS;

Gravação de voz e dos eventos da rede de rádio;

Telemetria;

Integração com sistema de Tickets de Serviço;

Integração com computadores de bordo.

ALGUNS CLIENTES COM OS QUAIS A CDC TRABALHA

Kinross

Aperam

Votorantim


Tecnologia de supressão de ruído MOTOTRBO


 

Fones para trabalho em indústria


Acessórios bluetooth


MOTOTRBO para indústrias


A tecnologia MOTOTRBO possui ampla gama de equipamentos e acessórios. Confira abaixo catálogos de apoio para consulta e escolha dos equipamentos que melhor atenderão ao seu tipo de operação:

Para baixar o PDF do MOTOTRBO Digital clique aqui.

Para baixar o PDF do Guia de Seleção de Rádios Bidirecionais MOTOTRBO clique aqui.