Grupo CDC

Rastreamento de equipes via rádio comunicador

HomeGrupo CDCRastreamento de equipes via rádio comunicador
Post Image

O mundo de hoje exige que as pessoas estejam conectadas continuamente. Independentemente disso acontecer no local de trabalho ou nas redes sociais, cada vez mais estamos atentos a todas as alterações e mudanças na rotina, nos comunicando o tempo todo com colaboradores de trabalho e com pessoas diversas.

No entanto, precisamos admitir que nem todas as tecnologias são funcionais ou totalmente eficientes. Quem nunca ficou praticamente à deriva por conta da tecnologia de telefonia móvel que não funciona em lugares específicos, tanto em momentos de trabalho ou de lazer?

Este é apenas um exemplo. Levando em consideração a questão do trabalho, isso atrapalha a produtividade de uma empresa. Sendo assim, é muito importante que os gestores lancem mão de uma tecnologia que seja acessível a todos, com manuseio simples e que responda de maneira eficiente às demandas da empresa por completo.

A utilização de rádios comunicadores pelas equipes sempre foi um ponto de destaque para alcançar a produtividade desejada. Isso porque esse é o único sistema capaz de mantê-las conectadas sem a necessidade de um alto custo operacional.

Nesse artigo falaremos sobre a comunicação via rádio comunicador e como ele pode ajudar no rastreamento de equipes de qualquer empresa. Leia até o final para saber mais!

O rádio comunicador

O rádio comunicador é uma invenção que data da Segunda Guerra Mundial. Até hoje ele é usado pelas forças armadas, pela segurança pública e por empresas em vários países. Isso porque o rádio comunicador proporciona uma coisa muito importante: a comunicação rápida e instantânea a um toque.

Quando o seu colaborador pressiona o botão PTT (Push to Talk), ele transmite sua mensagem de voz para os participantes da equipe. E essa informação pode ser ouvida e recebida por uma grande distância. Isso durante os combates de guerra, por exemplo, era a garantia de que os soldados pudessem se antecipar a alguma manobra dos inimigos e até vencer o combate.

Hoje em dia a batalha é outra e está no trabalho. Ter uma equipe que contenha 20, 30 ou 50 pessoas juntas em um mesmo ambiente, fazendo com que qualquer tipo de problema seja resolvido rapidamente é algo crucial.

Como aumentar a produtividade da equipe com o rádio comunicador?

A comunicação entre gestores e colaboradores precisa ser funcional, direta e simples. Sendo assim, o rádio comunicador, com certeza, é a ferramenta ideal para qualquer segmento empresarial.

É possível encontrá-los no agronegócio, em shopping centers, em centros hospitalares, em feiras de eventos e em shows musicais. Vamos exemplificar utilizando uma situação do agronegócio.

Imagine que um trabalhador esteja executando suas atividades no campo. Ele identifica uma situação inusitada, como o surgimento de uma praga, e, por meio de um rádio comunicador, informa para a sede da fazenda. Dessa forma, as providências necessárias poderão começar a ser tomadas o quanto antes para que o problema seja corrigido.

Quer outros exemplos de uso do rádio comunicador para aumentar a produtividade? O acionamento de uma equipe de limpeza de um hotel; dar o alerta aos manobristas de um serviço de vallet sobre a chegada de um cliente; resolução de ocorrências em emergência de hospitais e avistar possíveis meliantes em uma via pública.

Esse artigo está tirando suas dúvidas sobre o uso de rádio comunicador para rastrear equipes? Conheça nosso trabalho visitando nosso site. Clique aqui e faça contato conosco.

O que fazem e o que são os rádios comunicadores?

Por muito tempo, principalmente nos anos 1980, o rádio comunicador era mais conhecido como Walkie-Talkie. A tecnologia deste equipamento surgiu no começo do século XX e, como dito anteriormente, foi usada inicialmente na guerra, pelos meios militares. Com esses rádios, os soldados se comunicavam entre si.

Desde aquela época, o conceito para uso de um rádio comunicador é igual: ao acionar o botão Push-To-Talk (PTT) é possível fazer a transmissão de uma mensagem, podendo enviá-la a quilômetros de distância para um outro receptor que também porte a ferramenta. Este recebe o conteúdo da informação instantaneamente.

Usando novamente o exemplo da guerra, essa comunicação era uma vantagem enorme, pois os soldados obtinham vantagens sobre os seus oponentes. Isso era positivo, porque causava um número de baixas maiores entre os inimigos, fazendo com que as batalhas fossem vencidas com mais facilidade.

No entanto, é óbvio que hoje a modernidade e a tecnologia trouxeram vários upgrades para o sistema de rádios comunicadores. Atualmente, essa ferramenta se assemelha muito aos atuais smartphones, usando telas com display colorido e com a possibilidade de envio de mensagens de vídeo, de áudio e de texto.

Chegou a esse mercado de telecomunicações os Push Over Cellular (POC), que possibilitam aos rádios comunicadores a utilização de sinal móvel em 4G. Com isso, é possível fazer streamings com alta resolução ao vivo, o uso de aplicativos etc.

Frequências

Os rádios comunicadores operam em duas frequências:

  • Ultra High Frequency (UHF) – 300 a 3 GHZ; e
  • Very High Frequency (VHF) – 30 a 300 MHZ.

Os únicos diferenciais destas duas frequências estão no alcance das mensagens e na capacidade de transmissão em lugares que tenham relevos com menor ou maior número de obstáculos físicos.

Uma outra característica desta ferramenta está em sua tecnologia de operação. Elas podem ser:

  • Amador;
  • Profissional;
  • Digital; e
  • Analógica.

Os analógicos são, em geral, de cunho amador. Eles usam canais e frequências abertos, que qualquer pessoa pode acessar. Isso pode causar falta de confiabilidade e segurança.

No entanto, os rádios comunicadores do tipo profissionais são considerados mais robustos. Eles podem operar tanto em modo digital como analógico.

A diferença aqui está em uma durabilidade maior da bateria. Além disso, ele tem segurança de frequência para cada cliente e funcionalidades a mais, como a transmissão de dados.

Sem sombra de dúvidas, todas essas funcionalidades citadas até aqui ajudam você a fazer o rastreamento de sua equipe em qualquer tipo de situação, independente do modelo de negócio e de seu tamanho.

Gostou desse artigo? Ele tirou suas dúvidas sobre rastreamento de equipes via rádio comunicador? Agora visite nosso site e conheça o nosso trabalho. Clique aqui e faça contato conosco.