Grupo CDC

Quando devo usar PTP ou repetidora?

HomeGrupo CDCQuando devo usar PTP ou repetidora?
Post Image

A radiocomunicação revolucionou o mundo e trouxe uma maneira eficiente, rápida e barata de comunicação. Ela é utilizada tanto por amadores, quanto de maneira profissional, além de abranger comunicações de curta, média e longas distâncias.

Apesar dos inúmeros avanços e incrementos tecnológicos, ainda é possível perceber falhas na radiocomunicação quando alguns aspectos não são observados. Essas falhas podem incluir sinal fraco, mensagem “picotada” e outras alterações.

Entretanto, conhecendo bem o seu equipamento e as suas necessidades com a radiocomunicação, é possível eliminar esses inconvenientes e incrementar a sua experiência com o sistema. Tudo envolve saber bem qual é o seu objetivo para adequar o seu equipamento a ele.

Vamos conversar sobre a Comunicação Ponto a Ponto (do inglês “peer-to-peer”, PTP) e sobre o uso de repetidoras de sinal para descobrir qual é a melhor opção para você. Essa escolha mais assertiva irá garantir que sua comunicação via rádio seja efetiva e atenda às suas expectativas e necessidades.

O sistema de radiocomunicação

Explicando de uma maneira bem rápida, o sistema de radiocomunicação é aquele que propicia a transmissão de voz, que viaja através de ondas eletromagnéticas de maior ou menor amplitude de frequência.

É importante ressaltar que é possível realizar a comunicação nos dois sentidos. Ou seja, o sistema que emite a informação também consegue captar as ondas enviadas por outro.

A radiocomunicação é muito importante para o setor corporativo, por exemplo. Ela pode tornar a operação muito mais eficiente e prática, aumentando a produtividade e a assertividade no dia-a-dia das empresas.

Já conversamos em detalhes sobre o que é a radiocomunicação, sobre as vantagens de implementá-la na sua organização e sobre como ela funciona, tudo isso em nosso blog. Basta clicar aqui para ler.

Existem dois tipos de sistemas: UHF e VHF

A sigla UHF significa “Ultra High Frequency”, que traduzido livremente para o português significa “Frequência Ultra Alta”. Já a sigla VHF significa “Very High Frequency”, que traduzido livremente para o português fica “Frequência Muito Alta”.

A principal diferença entre eles é a frequência das ondas que são emitidas durante o processo de comunicação. O UHF utiliza frequências que estão inseridas na amplitude de 300 MHz até 3 GHz, enquanto o VHF começa em 30 MHz e vai até 300 MHz. ou seja, as ondas no UHF são bem mais longas em amplitude quando comparadas com as ondas do VHF.

Essa distinção na frequência de onda gera uma implicação muito importante na usabilidade desses dois sistemas e nas recomendações de uso. As ondas do VHF irão conseguir alcançar grandes distâncias sem perder qualidade, porém não conseguem transpor obstáculos com muita eficiência. Já o UHF utiliza frequências que conseguem ultrapassar com mais eficiência espaços sólidos e são indicadas para locais com muitos obstáculos.

Quais são as vantagens do VHF e do UHF?

Para situações em trânsito entre localidades, ambos os sistemas podem apresentar perda de qualidade do sinal, justamente por que os canais podem utilizar as mesmas frequências em lugares diferentes. Se for seu caso, uma boa solução é optar pelo UHF de frequência ágil.

O UHF tem uma vantagem importante em relação a quantidade de frequência disponível: ele suporta muito mais que o VHF. Por isso, é mais indicado para locais onde existem muitos equipamentos sem fio funcionando ao mesmo tempo, evitando que eles sofram interferência entre eles.

O custo é um aspecto que merece atenção. De modo geral, os sistemas UHF são mais caros que os sistemas VHF similares. Esse custo maior está relacionado com a necessidade de peças para operar em alta frequência, que são mais caras, além de mais complexas de serem fabricadas e em maior quantidade nos rádios transmissores.

Sobre a bateria, geralmente os transmissores sem fio VHF ganham no quesito autonomia quando comparados com os UHF. Então pode significar em uma economia da vida útil quando se pensa em um longo prazo de utilização.

E onde o PTP e a repetidora de sinal entram na história?

Primeiro, precisamos esclarecer que PTP significa “comunicação ponto a ponto” (do inglês “peer-to-peer”). Esse tipo de comunicação é aquele que acontece quando dois rádios comunicadores estão trocando informações diretamente, sem intermédio de um amplificador de sinal. Ou seja, as ondas saem de um radiocomunicador e chegam no outro diretamente.

A repetidora de sinal, por sua vez, é um sistema capaz de retransmitir as ondas geradas por um rádio e, assim, fazer com que elas alcancem distâncias muito maiores do que se a comunicação estivesse sendo feita PTP. Nesse caso, as ondas saem de um radiocomunicador, são recebidas pelas repetidoras e, então, são enviadas para outro radiocomunicador.

Os amplificadores diminuem os ruídos e os problemas de transmissão quando os dois rádios estão muito distantes um do outro, sendo uma boa solução para quem trabalha com essas condições citadas.

Quando usar a comunicação ponto a ponto (PTP) e quando usar repetidoras?

A resposta para essa pergunta vai depender das condições nas quais os radiocomunicadores serão utilizados, então varia de acordo com as necessidades de cada usuário ou empresa.

A comunicação ponto a ponto é suficiente para quem vai utilizar o sistema para se comunicar com pessoas que estão próximas entre si, sem grandes obstáculos para que as ondas sonoras atravessem. Se esse for o seu caso, o investimento em repetidoras não é um custo necessário, pois o PTP já será suficiente para atender suas necessidades.

Agora, se o seu uso envolve locais com alta elevação, como montanhas, e uma grande área de abrangência, o ideal é adotar as repetidoras para ampliar a cobertura dos rádios. Além disso, elas ajudam a efetivar a comunicação em locais com muitos obstáculos sólidos a serem ultrapassados pelas ondas do rádio.

Conheça nossas soluções em radiocomunicação

O Grupo CDC é pioneiro em planejamento, implementação e desenvolvimento de sistemas digitais de Comunicação Via Rádio Motorola Mototrbo. Implementamos milhares de sistemas digitais desde 2010 e recebemos duas premiações da Motorola em reconhecimento ao trabalho desenvolvido.

Essa expertise nos torna a melhor opção para resolver suas demandas de sistemas de radiocomunicação. Nossas soluções certamente vão atender às suas expectativas. Clique aqui e entre em contato conosco.