Novidades do firmware R2.6 Motorola MOTOTRBO

HomeGrupo CDCMOTOTRBONovidades do firmware R2.6 Motorola MOTOTRBO
Post Image

O novo firmware R2.6 lançado pela Motorola para toda a linha de equipamentos MOTOTRBO está disponível para repetidoras DGR6175, SLR5100 e SLR8000, rádios móveis DGM5000, DGM5500, DGM8000, DGM8500 e portáteis DGP5050, DGP5550, DGP8050 e DGP8550. Confira abaixo as novidades mais interessantes desse novo firmware MOTOTRBO R2.6.

Autenticação para executar o Radio Kill

O comando para desafiar ou desativar rádio remotamente, mais conhecido como Radio Kill agora pode usar privacidade avançada ou encriptação AES (Advanced Encryption Standard).

Quando o rádio de destino recebe o comando de habilitar ou desabilitar, caso a nova função de proteção estiver ativada, ele pode optar por desafiar o rádio que enviou o comando, exigindo que o mesmo faça uma autenticação para permitir a execução da atividade. Trata-se de um aprimoramento para o método convencional de rádio kill Motorola MOTOTRBO, onde os rádios podem ser desativados remotamente sem autenticação.

No processo, o rádio MOTOTRBO usa a chave de privacidade avançada para assegurar que o autor do comando está realmente autorizado a fazer isso. Com isso, se rádio que envia o comando não será capaz de responder ao pedido de autenticação do rádio que o recebe, ele é considerado não autorizado, então o rádio kill não acontece.

Essa função é configura através do software CPS MOTOTRBO, para programação dos rádios Motorola MOTOTRBO. Apenas o rádio que recebe o comando de desativação ou ativação precisa de uma licença adicional Motorola instalada, estando o rádio iniciador livre de necessidade de licenças extra.

Rastreamento e localização Indoor

localizacao_indoor_mototrbo_ibecon

localizacao_indoor_mototrbo_ibecon

Os rádios portáteis Motorola MOTOTRBO da linha DGP8550e tem integrado um transceptor Bluetooth 4.0 que suporta a tecnologia iBeacon, da Apple. Com os iBeacons, é possível fazer executar rastreamento em ambientes internos de prédios e fábricas sem a necessidade de nenhum hardware adicional integrada ao rádio MOTOTRBO. Nos ambientes internos que necessitam de localização indoor, tudo que você precisará fazer é instalar iBeacons nos locais desejados e fazer a configuração do aplicativo de rastreamento SmartPTT.

Este recurso só está disponível nas rádios da linha DGP8000e e necessita de licença adicional Motorola para ser ativada.

Essa função reduz sensivelmente o custo para implementação da localização indoor. Tecnologias anteriores necessitavam a instalação de uma placa opcional importada da Europa dentro dos rádio, bem como Beacons especiais também importados da União Européia. Os iBeacons  são facilmente encontrados, tem custo reduzido (média de R$ 150,00 por unidade) e o consumo de energia é extremamente baixo permitindo operação por longos períodos com uma pequena bateria.

Rádios MOTOTRBO com WiFi

Os rádios portáteis Motorola MOTOTRBO da linha DGP8000e e os rádios móveis da linha DGM8000e já possuem, interface integrada de Wi-Fi que permite executar a função OTAP (over-the-air-programming) rede wireless LAN IEEE 802.11 b / g / n. Esse novo recurso permite fazer atualizações de firmware arquivos de anúncio de voz e imagens de tela inicial sem precisar que o rádio esteja conectado via cabo a um computador e com velocidade extremamente mais rápida do que USB 2.0 e OTAP.

Para executar a programação via WiFi é preciso utilizar o Radio Management 2.0. Nos rádios é necessário a ativação de licença extra Motorola, chamada CFS Wi-Fi. O dispositivo com o Rádio Management ativado precisará estar conectado à mesma rede IP à qual os rádios também estão conectados e disponíveis. Efetuando as configurações de portforwarding devidas, também é possível acessar o Servidor Radio Management MOTOTRBO via WAN.

Inibição total de transmissão (transmit inhibit)

Este recurso inibe totalmente o rádio de transmitir chamadas de voz e dados. Ele é útil para usuários que precisam para entrar em áreas perigosas ou classificadas onde os equipamentos de transmissão de qualquer tipo não são permitidos. Para ativara  função, o usuário de rádio simplesmente navega no menu do rádio e escolher ativar ou desativar o recurso.

Isso não afeta Wi-Fi ou Bluetooth – apenas as partes sub-1,5GHz -, bem como as funções de recepção e roaming. Esta função não é suportada em Capacidade Max e Connect Plus, porque nesses sistema existe canal de controle que exige que os rádios se registrem para fazer e receber chamadas. Este recurso está disponível em todos os rádios de 2ª geração MOTOTRBO (ljnhas 5000 e 8000), bastando atualizar o seu firmware.

Uso de DNS

Com o novo firmware MOTOTRBO R2.6 é possível configurar uma repetidora Master com um endereço estático IPv4 local ou DNS, mapeado para um endereço IPv4 atribuído dinamicamente. Os outros dispositivos IP Site Connect irão utilizar esse endereço de DNS, para estabelecer conexão com o sistema de área ampla IP Site Connect.

Este é um recurso disponível apenas nos repetidores da série SLR (5000 e 8000). No CPS MOTOTRBO existem novos campos no codeplug da repetidora. Você precisa fornecer o nome do servidor DNS; a repetidora Master  também precisa usar DHCP; o DNS tem de ser ativado em todos os repetidores; e o endereço IP da Master é obtido pelas Peers através do servidor DHCP.

Sincronização de horário via NTP

As repetidoras da série SLR têm um dispositivo RTC (relógio em tempo real) que o repetidor usa para manter o controle de horário. Este relógio interno pode ser usado para incrementar os dados de alarmes e registos de diagnóstico. Aplicativos como o RDAC Motorola e o SmartPTT Monitoring podem mostrar esses logs com indicações exatas de data e hora.

Há uma bateria recarregável dentro da repetidora SLR, que pode manter o relógio funcionando por até 3 semanas, mesmo com o repetidor desligado ou desconectado da alimentação. O relógio é sincronizado a partir de um servidor NTP (servidor de sincronização de horário em tempo real). O endereço IP desse servidor NTP pode ser estático ou definido em DHCP.

É possível utilizar servidores NTP locais ou públicos como http://ntp.br, por exemplo. Note que é importante indicar qual o fuso horário que o repetidor deve utilizar. Caso contrário todos os registros estarão fora do horário correto.

 

Fontes: Motorola On Line (MOL), Motorola System Planner R2.6 e blog DJ0WH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *