Motorola e Grupo CDC implantam rádio digital na área de segurança

HomeGrupo CDCMotorola e Grupo CDC implantam rádio digital na área de segurança
Post Image

A Motorola Solutions e o Grupo CDC Telecom iniciaram a implantação de um novo sistema de rádio digital na área de segurança pública. O projeto será desenvolvido no estado do Tocantins, região norte do Brasil.

O sistema vai atender a Polícia Militar, em contrato firmado após processo de concorrência pública. Os serviços incluem ao mesmo tempo todo licenciamento junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A fim de oferecer uma solução completa em comunicação, o projeto envolve estações base e estações de controle; central de comando, despacho e gerenciamento; rádios transceptores; e softwares para funcionamento do sistema, entre eles o SmartPTT. Além disso, também será feito o treinamento e suporte técnico.

O contrato prevê o fornecimento de rádios transceptores, sendo 100 do tipo portátil com GPS, teclado e display; 50 do tipo móvel com GPS; e 5 de base fixa com GPS. A central de comando terá gravação de voz e rastreamento GPS, bem como interconexão com telefones.

Sistema de rádio digital MOTOTRBO

Primeiramente, Grupo CDC Telecom será responsável pela elaboração de projetos, estudos, instalação e programação do sistema, além da capacitação profissional. O gerente de negócios, Luiz Galano, explica que o sistema de rádio digital da PM do Tocantins irá contar com a solução MOTOTRBO Capacity Max.

“É o sistema de maior capacidade da Motorola hoje. Ele permite uma comunicação troncalizada escalável e segura. Como resultado, tem capacidade para até 3000 usuários por site e 100 grupos de voz”, aponta Galano.

A arquitetura Capacity Max permite estabelecer comunicações de voz e dados instantâneas e confiáveis. Dessa forma, promove uma melhora na tomada de decisões e na coordenação de operações de grande escala.

Ou seja, exatamente o tipo de plataforma procurada pela Polícia Militar do Tocantins com a finalidade de modernizar o sistema utilizado pela corporação. Atualmente, a PM opera no estado com a radiocomunicação analógica. A implantação do sistema de rádio digital tem como objetivo potencializar o atendimento à comunidade, efetuando respostas rápidas por um sistema eficaz.

Grupo CDC Telecom

O Grupo CDC Telecom atua há mais de 20 anos no mercado telecom, oferecendo soluções para transmissão de voz e dados. Além disso, é revendedor premium Motorola e distribuidor exclusivo do software SmartPTT no Brasil.