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??Como a gravação da sua rede de rádios comunicadores traz segurança e melhora processos

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Empresas que utilizam a radiocomunicação, têm grandes vantagens e benefícios em sua operação. Contudo, a gravação do conteúdo das comunicações pode trazer ainda mais melhorias à gestão do trabalho e das atividades da sua equipe.

 

De que maneira captar e utilizar estas gravações em prol da segurança e da melhoria de processos do seu time? Neste conteúdo trataremos sobre este assunto mais a fundo. Acompanhe!

Como é feita a gravação das comunicações em uma rede de rádios comunicadores?

Antes mesmo de tratar sobre a importância das gravações de uma rede de rádios comunicadores, bem como seu uso posterior, convém entendermos um pouco melhor como é realizada a gravação destes áudios.

Existe um tipo de equipamento dedicado exatamente para este fim, um gravador especializado na captação de áudio de rádios comunicadores. O gravador pode ser aplicado tanto sobre redes analógicas, como digitais, uma vez que opera a partir das ondas sonoras executadas nas frequências de acordo com as configurações do seu negócio.

As configurações podem ser alteradas de acordo com as necessidades do cliente, entretanto, a configuração padrão mais comum é deixar o gravador em stand by sempre que a rede estiver em silêncio. Toda vez que for captada alguma vibração sonora, o gravador entra em operação automaticamente e começa a guardar os áudios registrados.

Após algum período de silêncio, o gravador volta ao estado de stand by para economia de energia, além de evitar a gravação de momentos de silêncio, o que apenas ocuparia armazenamento e não teria uso algum.

Os gravadores podem ter períodos cíclicos de limpeza de memória. Ou seja, ele grava o áudio sobre seu armazenamento e os arquivos que atingirem um determinado período (por exemplo, 6 meses), vão sendo deletados para abrir espaço a novas gravações. Isso dá prazo para que a empresa encontre determinados áudios, caso necessário.

Por efeito de lei ou por escolha própria, as empresas podem desejar armazenar os arquivos de áudio por mais tempo. Neste caso, será necessário substituir ou incrementar a memória do dispositivo gravador.

Como as gravações são utilizadas pelas empresas

Agora que compreendemos como estes arquivos de áudio podem ser gravados e armazenados, vamos entender mais a fundo como essas recordações podem ser úteis às empresas e porque é uma boa ideia gravar sempre as comunicações entre os membros da sua equipe.

Segurança física, patrimonial e jurídica

Um dos aspectos e, talvez, o mais importante na questão da gravação das comunicações da sua rede de rádios comunicadores é a segurança. E a segurança pode se apresentar como uma questão relevante para a gestão do seu negócio de diversas formas.

Em primeiro lugar, a gravação auxilia na segurança física dos seus colaboradores. As gravações permitem registrar como tem sido a conduta dos funcionários, seja em procedimentos pertinentes ao trabalho, ou seja, até mesmo no próprio trato entre os diferentes membros do time. Com isso, pode-se acompanhar e sugerir políticas de boas práticas para assegurar integridade e desempenho.

O segundo aspecto diz respeito à segurança patrimonial do seu negócio. Muitas das comunicações dizem respeito a operações de risco ou até mesmo à vigilância dos bens móveis e imóveis da sua empresa.

A partir da gravação e respectiva audição das comunicações do rádio dos funcionários, é possível detectar práticas que podem danificar maquinários, instalações e outros ativos da empresa. Além de, é claro, ter evidências úteis em caso de roubos, furtos e extravios.

O terceiro aspecto também é bastante fundamental e trata sobre a segurança jurídica que é tão importante para qualquer empresa. Gravações de rádio comunicador servem como provas em eventuais processos que a sua empresa enfrente no Judiciário.

Logo, essas evidências podem proteger a sua empresa em caso de processos trabalhistas ou outros problemas de ordem judicial que possam vir a causar dor de cabeça e potencial de prejuízo para o seu empreendimento.

Vale lembrar que, para alguns tipos de operação, o armazenamento das gravações é obrigatório por lei. Acesse nosso site e saiba mais.

Melhoria de processos e ganho de desempenho

Além dos aspectos relativos à segurança dos colaboradores e da empresa como um todo, a gravação das comunicações da sua rede de rádio pode ser de grande valia estratégica e tática para o negócio em si. Afinal de contas, estas gravações são um dos retratos das rotinas, do cotidiano e das ações de toda a equipe. Elas refletem o que é feito de certo e de errado todos os dias na atividade da empresa.

Um dos aspectos mais importantes da gestão estratégica de um negócio é a constante avaliação de desempenho. Empresas que desejam manter patamares elevados de crescimento e bons padrões de excelência precisam utilizar diversas ferramentas de avaliação que auxiliam os gestores do negócio a entender riscos, erros e oportunidades de crescimento com melhorias na operação.

Neste sentido, as gravações da comunicação da rádio da empresa vêm a calhar. Elas podem ser ouvidas de maneira sistemática para compreender os aspectos nos quais os colaboradores mais erram e mais acertam. Encontrar gargalos na operação e situações em que é necessário o gerenciamento de crise.

É possível estabelecer padrões comportamentais dos colaboradores em diferentes situações do dia a dia do trabalho. Também há a possibilidade de se conhecer melhor as reais condições de trabalho dos funcionários e como eles têm utilizado as ferramentas a eles disponibilizadas. Naturalmente, não se trata de perseguição ou bisbilhotagem, mas sim, de real compreensão dos potenciais e carências na atuação de uma equipe operacional.

As gravações podem, inclusive, ser utilizadas como um dos fatores da avaliação de desempenho individual de cada funcionário, sendo até mesmo um instrumento responsável por demissões, promoções e feedbacks mais justos de acordo com a real performance de cada trabalhador (misturadas a outras fontes de informação).

Após a atenta audição e eventual sistematização das informações captadas nas gravações, as empresas têm insumos mais precisos para a tomada de decisões que interfiram diretamente no dia a dia da empresa e nas condições de trabalho dos colaboradores.

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