Como usar rádio comunicador em usinas eólicas e hidrelétricas (UHEs e PCHs)?

HomeGrupo CDCComo usar rádio comunicador em usinas eólicas e hidrelétricas (UHEs e PCHs)?
Post Image

Usinas eólicas e hidrelétricas apresentam demandas muito específicas, e o uso do rádio comunicador permite que o trabalho seja realizado de maneira mais segura e eficiente. Isso porque o sistema de rádio garante a fácil comunicação entre todos os setores que compõem este tipo de indústria, possibilitando assim a rápida correção de eventuais falhas e minimizando as consequências desses imprevistos.

O setor de energia atende a uma parcela gigantesca da população, e muitos serviços considerados essenciais — tais como hospitais e centros de controle — dependem diretamente do fornecimento elétrico para funcionar adequadamente. É possível afirmar, portanto, que o rádio comunicador cumpre um papel essencial não apenas para as empresas geradoras de energia, mas para toda a sociedade.

Por que usar rádio comunicador em usinas de energia?

Identificadas pela sigla UHE, as usinas hidrelétricas utilizam a força e pressão da água para gerar energia elétrica. Quando são de pequeno porte, elas são classificadas como Pequena Central Hidrelétrica (PCH) ou Central Geradora Hidráulica (CGH), dependendo de sua potência máxima instalada. Independentemente do tamanho ou capacidade da indústria, o uso do rádio comunicador é essencial para o bom andamento das atividades.

A comunicação ágil e eficaz entre os setores administrativos e operacionais das usinas de energia permite que as informações importantes sejam passadas rapidamente, minimizando falhas e permitindo que elas sejam corrigidas rapidamente. Além de garantir a eficiência operacional, os equipamentos de radiocomunicação integram todas as áreas da indústria, de modo que todas trabalhem de maneira colaborativa.

Tecnologia MOTOTRBO: muito mais que um canal de comunicação

Aliado ao moderno software SmartPTT, o sistema de comunicação digital MOTOTRBO permite que as usinas produtoras e distribuidoras de energia construam as chamadas Centrais de Operação Unificada — que reduz os custos operacionais e agiliza as tomadas de decisão. Com isso, o rádio comunicador possibilita um melhor gerenciamento das tarefas e dos colaboradores, permitindo inclusive a integração entre unidades diferentes.

Outra funcionalidade oferecida por esta tecnologia de rádios digitais é o monitoramento via GPS, que também permite o envio de comandos de telemetria e registro de eventos. Essas aplicações oferecem maior segurança aos colaboradores e processos, uma vez que garantem o controle de fluxo de pessoas e o monitoramento de colaboradores que exercem funções consideradas de risco.

Outros diferenciais e possibilidades oferecidos pelo rádio comunicador com tecnologia MOTOTRBO são:

Função “Man Down”, que avisa automaticamente quando o usuário fica posicionado na horizontal por muito tempo;

  • Rastreamento de profissionais próximos a um equipamento que apresenta falhas;
  • Notificação de falhas e inatividade;
  • Gerenciamento de ordens de serviço;
  • Administração de emergências;
  • Coordenação de tarefas para maior eficiência nos processos;
  • Integração com tablets em tempo real;
  • Comunicação integrada com outros softwares de dados;
  • Integração entre unidades, em caso de operações conjuntas;
  • Gravação de voz e dos eventos da rede;
  • Bloqueio de rádio comunicador

Medição automática do consumo de energia

Outra solução oferecida pelo sistema de rádio comunicador é o SmartConnect, que permite a coleta de dados referentes ao consumo de energia, sem custos adicionais. Esta é uma função que permite um melhor controle da distribuição da energia gerada, além de ajudar na redução de fraudes.

O Grupo CDC é licenciado como um desenvolvedor de aplicativos para a linha MOTOTRBO, oferecida exclusivamente pela Motorola. Isso significa que nossa equipe de profissionais está devidamente autorizada e capacitada para estudar as necessidades particulares de cada usina, desenvolvendo o aplicativo que melhor poderá atender às suas necessidades.

Alguns clientes do setor de energia com os quais a CDC trabalha são:

  • Brookfield Energia Renovável;
  • CPFL Energia;
  • Itaipu Binacional;
  • Queiroz Galvão Energia;
  • Grupo Neoenergia;
  • CEMAR;
  • Grupo Energisa.

Para saber mais sobre esses projetos personalizados e entender como o rádio comunicador pode contribuir para o melhor funcionamento da sua indústria, entre em contato com um dos consultores da CDC.