Quem usa rádios comunicadores sabe que o Código Q é a linguagem utilizada nas conversas. Desenvolvido quando o rádio utilizava o Código Morse para transmitir mensagens, ele é internacional e usado como forma de agilizar a comunicação.
Para profissionais que utilizam os rádios comunicadores em sua rotina, esse encurtamento de frases ajuda a agilizar a comunicação, assim como a economizar bateria do equipamento.
O Código Q, ou código Quebec como alguns o denominam, nada mais é do que a formação de três siglas, sendo que tudo começa com a letra Q. Tendo isso em mente, é necessário entender como a junção dessas letras formam uma frase.
Os números também são entendidos de forma diferente, exemplificando número 1 é entendido no Código Q como primeiro.
Seja em sistemas de rádios analógicos ou rádios comunicadores digitais, saber o Código Q é essencial para que as operações sejam realizadas da forma mais ágil possível, diminuindo o tem de uso do canal para mensagens que realmente importam.
Além disso, a unificação de sistemas de rádio através da construção de Centrais de Comando e Controle também ajudam muito na rapidez da solução de problemas, bem como na redução de custos e maior segurança dos colaboradores.
Para quem não possui verba para compra, é possível alugar sistemas de rádio, bem como Centrais de Comando e Controle. Essa modalidade gera economia, sem a necessidade de dispor de alto volume de dinheiro de uma só vez, bem como tendo respaldo de suporte e manutenção inclusos.
Significado das siglas do Código Q
Aos que vão iniciar a rotina com o uso de rádios comunicadores, o Grupo CDC Telecom listou o Código Q a ser utilizado na forma de comunicação via rádio.
Faça o download com o Código Q e sua interpretação.
Caso tenha ficado em dúvidas em relação ao Código Q (Quebec), entre em contato com o Grupo CDC Telecom e fale com um de nossos especialistas em rádio comunicação.
Principais Siglas e Significados do Código Q
- Q.A.P = Na escuta ?
- Q.A.R = Desligar
- Q.R.N = Interferência
- Q.R.A = Nome do operador
- Q.R.L = Estou ocupado
- Q.R.M = Interferência humana
- Q.R.Q = Transmita mais depressa
- Q.R.S = Transmita mais devagar
- Q.R.T = Fora do ar
- Q.R.U = Tem algo para mim
- Q.R.V = As suas ordens
- Q.R.X = Aguarde
- Q.R.Z = Fale quem chamou
- Q.S.A = Como está recebendo?
- Q.S.L = Entendido
- Q.S.M = Está ouvindo ?
- Q.S.O = Comunicado aviso
- Q.S.P = Fazer ponte
- Q.T.C = Mensagem
- Q.T.H = Endereço
- Q.T.R = Horário exato
- Q.T.U = Horário
- Q.T.A = Última forma
- Q.S.V = Viatura
- Q.S.D = Motorista
- Q.S.J = Dinheiro
- T.K.S = Obrigado
Código Fonético Internacional
- A = Alfa
- B = Bravo
- C = Charlie
- D = Delta
- E = Echo
- F = Fox
- G = Golf
- H = Hotel
- I = Índia
- J = Juliet
- K = Kilo
- L = Lima
- M = Mike
- N = November
- O = Oscar
- P = Papa
- Q = Quebec
- R = Romeu
- S = Sierra
- T = Tango
- U = Uniform
- V = Victor
- W = Whiskey
- X = X-Ray
- Y = Yankee
- Z = Zulu
- 1 = Primeiro
- 2 = Segundo
- 3 = Terceiro
- 4 = Quarto
- 5 = Quinto
- 6 = Sexto
- 7 = Sétimo
- 8 = Oitavo
- 9 = Nono
- 0 = Nulo / Negativo
História do Código Q
O Código Q foi desenvolvido pelo governo britânico como forma de facilitar a troca de informações com navios vindos de outras nações e com idiomas diferentes, isso no início de 1900.
Passados mais de 100 anos, ele é amplamente utilizado por agentes militares e civis. Empresas de segurança, de logística, promotoras de eventos e até amadores sabem a linguagem Q e comunicam-se de forma prática.
Para se ter uma percepção de como o Código Q tornou-se universal com os anos, existem pessoas que utilizam as siglas em troca de mensagem por meio de aplicativos e até nos e-mails.