Uma central de comando e controle é um local onde um coordenador – ou um time de operadores – pode disparar comunicações, monitorar ações e gerenciar atividades da empresa. Estamos falando portanto de um verdadeiro centro de operações, que permite alcançar os colaboradores em tempo real no trabalho interno ou em campo.
A central de comando amplia o potencial de uma rede de rádio digital. Dessa forma, a comunicação de uma empresa se torna mais ágil e eficiente. São essenciais, principalmente, para empresas com operações em diferentes unidades, cidades ou estados.
“A partir de uma central de comando, empresas com diferentes unidades podem fazer um controle centralizado. Isso gera economia, maior controle e agilidade nos processos”, explica Luiz Fernando Galano, gerente de negócios do Grupo CDC Telecom.
Por meio da central de comando os operadores podem, por exemplo, gerenciar chamadas de voz, e-mail e mensagens de texto. Ao mesmo tempo, conseguem monitorar o estado dos usuários e sua localização em tempo real. O gestor e os operadores podem ainda realizar chamadas individuais ou em grupo. Além disso, todas as comunicações ficam gravadas para consulta.
Central de comando: resultados
Ao integrar comunicações de voz e dados com funções de despacho e controle, a empresa atinge, em resumo, um novo patamar de gestão. Afinal, a central de comando torna possível mobilizar de forma ágil pessoas ou equipes. Como resultado, há uma melhora na segurança, na produtividade e no tempo de resposta.
Atuando na organização do fluxo de informações e tráfego de voz, os operadores da central de comando estão sempre à frente da ação. Dessa maneira, podem oferecer apoio ao pessoal interno e em campo, organizar tarefas e detectar possíveis problemas, tomando decisões de forma mais ágil e inteligente.
As centrais de comando são modulares. Assim, o gestor pode adquirir somente as funções que precisa. As soluções podem ser personalizadas de acordo com demandas específicas. Também são facilmente escaláveis de sistemas pequenos a grandes. Dessa forma, o desempenho é garantido independentemente do tamanho da empresa.
Central de comando: funcionalidades
Entre as funcionalidades da central de comando estão:
– Despacho de voz
-Gerenciamento de frota
– Registro de eventos
– Alarme e operador solitário
– Geração de ordem de trabalho
– Mensagens de texto e email
– Telemetria
– Localização GPS
– Gravação de voz
As soluções para central de comando incluem uma ampla variedade de módulos para despacho e gerenciamento. Do mesmo modo que contam com uma completa série de módulos principais, os usuários podem ainda incorporar funções adicionais aos sistema.
Referência em central de comando
O Grupo CDC Telecom se tornou referência neste mercado, implantando soluções com rádios digitais MOTOTRBO e o software SmartPTT, uma completa solução para controle, despacho e monitoramento de sistemas de comunicação.
A central de comando pode ser implantada em diversos setores. Entre eles estão: distribuição de energia; hotelaria; redes de supermercados; administração de shoppings e condomínios; construção civil; manufatura; logística e transporte; mineração e petróleo e gás.
O projeto mais recente do Grupo CDC na área envolve a implantação de centrais de comando para o Grupo Equatorial Energia em Maceió e Teresina. Dessa forma, a concessionária irá comandar e gerenciar equipes de campo em Alagoas e no Piauí, respectivamente.
Anteriormente, essas comunicações eram feitas por ligação telefônica, com toda dificuldade decorrente para se acionar equipes em locais remotos. “Agora, com a central de comando, a empresa irá ganhar em agilidade nas ações das equipes de campo, como nos casos de reestabelecimento do fornecimento de energia, por exemplo”, aponta Galano.
O Grupo CDC Telecom é revendedor premium Motorola. Além disso, é distribuidor exclusivo do software SmartPTT no Brasil.