A radiocomunicação na transmissão de dados em áreas remotas

HomeCDC SolutionsA radiocomunicação na transmissão de dados em áreas remotas
Post Image

Independente do setor que atua, toda empresa precisa ter uma comunicação interna eficaz, pois ela é a responsável pelo bom andamento dos processos de qualquer negócio. E, unindo este fato às novas tecnologias disponíveis no mercado, a radiocomunicação é a melhor opção para comunicar-se de maneira clara, rápida e fácil em diferentes áreas dentro de uma organização.

Ao avaliar quais são as principais tecnologias de comunicação disponíveis, a escolha de um radiocomunicador é uma das alternativas mais buscadas, pois ele é responsável por preencher as lacunas que existem entre os diversos setores dentro do ambiente organizacional, fazendo com que eles conversem entre si de maneira clara, rápida e sem ruídos na comunicação.

Quem trabalha em linha de produção, em área de suporte ou gerenciamento, por exemplo, sente ainda mais a diferença que uma comunicação ágil e eficaz faz no dia a dia. Isso porque, setores como este enfrentam condições adversas que são impactadas, principalmente, pela falta de comunicação.

Como funciona um rádio comunicador?

Os radiocomunicadores são equipamentos que possibilitam, de forma dinâmica e segura, a comunicação em ambientes e em circunstâncias sem infraestruturas. Com estrutura própria, esta é uma forma de comunicação independente, que precisa apenas de si mesma para funcionar.

Em lugares onde não têm rede de energia elétrica e de telefonia, por exemplo, o trabalhador precisa de um sistema que não dependa destes fatores para funcionar, que faça uso de alguém método de comunicação sem fio que possibilite a boa comunicação. O rádio comunicador possui tecnologia própria que não depende de eletricidade, internet ou telefonia para levar conectividade, tornando-se, assim, a melhor opção.

Além disso, se você ou sua equipe estiverem prestando serviço em alguma área que apresente perigo, com riscos de acidentes e ferimentos, e que, ainda por cima, não possua nenhum tipo de torre com sinal para que vocês se comuniquem entre si. A radiocomunicação possui tecnologias que garantirão a segurança da operação, por meio de uma conectividade estável e de qualidade.

As vantagens da radiocomunicação

Fazer uso de radiocomunicadores pode trazer inúmeros benefícios, tanto pessoais, quanto no âmbito empresarial. Dentre eles estão:

  • Segurança durante a execução de serviços;
  • Equipe conectada a todo tempo, em todo lugar;
  • Integração entre os usuários
  • Troca de informações rápidas e seguras;
  • Redução de gastos com linhas telefônicas;
  • Aumento da produtividade da empresa.

A funcionalidade dos radiocomunicadores

Os radiocomunicadores possuem diversas opções de tecnologias e aparelhos que ajudam a contornar diversos tipos de situações, que vão desde melhorar a comunicação interna de uma empresa, até para prevenir possíveis acidentes de trabalho em áreas remotas.

Empresas de segurança, indústrias, logísticas, estações de trem, bases policiais e hospitais, são algumas das instituições que utilizam os radiocomunicadores como uma forma de comunicação para médias e longas distâncias. A depender do modelo escolhido, é possível usar os aparelhos em chamadas com uma ou mais pessoas, compartilhar de sistema GPS, contar com sistema de proteção antirruído e diversas outras opções.

Confira a seguir as opções de tecnologias e aparelhos de radiocomunicadores e saiba para qual ambiente cada um é indicado.

VHF

O radiocomunicador com sistema VHF é indicado por exemplo para áreas rurais e com poucos obstáculos. Isso porque, sua frequência é mais baixa, a onda é maior e tem menos capacidade de reflexão para ultrapassar obstáculos.

UHF

Já os radiocomunicadores que usam o sistema UHF têm frequência mais alta e maior capacidade de refletir nos obstáculos que encontra, por isso é indicado por exemplo para ambientes urbanos com muitas construções ao redor.

Rádio comunicador digital

As duas opções citadas anteriormente possuem como sistema o sinal analógico, que possui variações em função do tempo. Os modelos têm uma faixa de frequência maior e não tão segura. Por isso, o radiocomunicador digital vem para suprir as necessidades e, ainda, apresenta diversos diferenciais que deixarão a transmissão de dados ainda mais eficaz e segura.

O radiocomunicador digital transmite as informações em tempo real, evitando atrasos e demais problemas de transmissão. Além disso, com a tecnologia digital, é possível transmitir dados e informações de forma instantânea, a qualquer hora do dia.

A tecnologia também conta com sistema que entrega um áudio claro, mesmo em ambientes em condições adversas, facilitando ainda mais a vida de quem trabalha em locais com muito barulho, como em eventos, indústria ou em construções.

Tudo isso só é possível, pois a tecnologia digital oferece dois canais independentes em um canal de 12,5 KHz, que, além de tudo, também permite o sistema de rastreamento com GPS, maior tempo de duração da bateria, telemetria, SCADA e diversas outras funções, que podem variar de acordo com o modelo escolhido.

Versatilidade e segurança na transmissão de dados

A maior dúvida de um gestor ao iniciar o processo de compra de um rádio comunicador é: será que este aparelho atenderá a minha demanda e suprirá as minhas necessidades? E, como visto, a resposta é sim!

Não há dúvidas de que a radiocomunicação é a forma mais eficiente para atender os mais variados nichos, sendo útil para empresas de todos os portes e que precisam de uma comunicação que seja eficiente e confiável independente de qualquer condição, demanda ou das características pessoais da sua equipe.

Além disso, a radiocomunicação é um sistema que permite com que o gestor escolha um aparelho que atenda exatamente as demandas que ele precisa, evitando gastos desnecessários e levando uma eficaz comunicação para setores que realmente precisam.

Ao escolher um rádio comunicador, você está economizando tempo, dinheiro, aumentando a produtividade dos seus colaboradores e se poupando de muitos problemas causados pela falta de comunicação. Independente do setor que atua, sempre haverá uma solução eficaz, ideal para o modelo de trabalho aplicado dentro do seu dia a dia.

Para conhecer mais sobre os benefícios, características e qual é o aparelho ideal para o seu estilo de trabalho, entre em contato conosco e tire as suas dúvidas.