Saiba qual é o rádio ideal para distribuidoras de energia e melhore a eficiência das atividades com as soluções da CDC Telecom
A comunicação entre as pessoas foi evoluindo com o passar dos anos. O desenvolvimento tecnológico permitiu que surgissem vários meios que pudessem acelerar esse contato, tornando-o cada vez mais prático.
Entre os diferentes meios de comunicação mais usados atualmente, estão os telefones e as redes sociais. Porém, há outros que se diferenciam desses e também costumam ser muito úteis para algumas empresas.
É o exemplo dos radiocomunicadores, que acabam tendo um papel muito importante nos ambientes corporativos, uma vez que são aparelhos fáceis e práticos de serem usados com o objetivo de permitir a comunicação entre grupos de trabalhos e equipes.
Eles já são bastante utilizados no mercado, sendo muito eficientes e velozes quanto a comunicação. A possibilidade de grande alcance em espaços e distâncias muito grandes, evita o risco de que esses aparelhos apresentem falhas, possibilitando clara comunicação entre os funcionários.
Toda empresa que deseja segurança, eficiência e produtividade em seus serviços precisa adequar a sua rotina de trabalho aos rádios comunicadores. Uma comunicação efetiva faz toda a diferença na prestação de serviço.
Dessa forma, é muito importante também que sejam escolhidas empresas que possam disponibilizar aparelhos e sistemas de rádio confiáveis, uma vez que isso faz toda a diferença para manter a boa comunicação durante as tarefas a serem realizadas.
Como dito anteriormente, a tecnologia revolucionou a forma de se comunicar. Isso não é diferente quando se trata dos rádios. Muitas marcas já apresentam melhorias em relação a esse aparelho, algumas se adequando também a softwares que podem implementar muitas novidades e fazer toda a diferença para as empresas.
O CDC Telecom é uma empresa cujo foco é projetar, desenvolver e implementar soluções em sistemas de telecomunicação. Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços.
O sistema de radiocomunicação
Esse é um sistema que pode e deve ser adotado por várias empresas, já que permitem uma comunicação mais ampla, segura, rápida, fácil e de baixo custo. O uso do rádio é útil para momentos em que funcionários precisam comunicar entre si quando estão distantes.
É um instrumento de comunicação de uso rápido e simples, permitindo que alguém possa se comunicar com um grande grupo de pessoas ao mesmo tempo, bastando apenas pressionar um botão.
O rádio comunicador faz com que os funcionários sempre estejam em contato constante com seus colegas de trabalho, sendo um recurso importante quando estão trabalhando em locais separados ou em ambientes distantes.
O que torna esse aparelho ainda mais útil é o fato de poder ser um bom meio de comunicação em áreas remotas e rurais onde existem subestações e não existe nenhum tipo de conexão, celular.
Outra vantagem que ele tem é sempre permitir que os trabalhadores estejam disponíveis para as chamadas, uma vez que não estarão ocupados atendendo ou realizando ligações que possam impedir de receber outra chamada no mesmo momento.
Este fato se torna ainda mais relevante em momentos de crise e desastres naturais, já que se trata de uma rede de comunicação independente mantida pela concessionária e que não está sujeita a falhas como as operadoras convencionais. Em situações de catástrofes, como a que ocorreu recentemente na cidade de São Sebastião, ter comunicação via rádio é imprescindível para garantir a segurança e coordenação das ações de emergência.
Esse tipo de comunicação realizada também é privado, fazendo com que ela não dependa de sinais de telefone ou rede de operadoras de celular para poder usá-la, permitindo que as conversas possam ser mais fluidas e rápidas.
Radio comunicação nas distribuidoras de energia
Assim, como em qualquer outra empresa, os radiocomunicadores são aparelhos muito úteis, desempenhando também funções muito importantes em relação às distribuidoras de energia. Ela acaba desenvolvendo uma função muito mais importante do que apenas a troca de informações entre seus funcionários.
As distribuidoras possuem COIs (Centro de Operações Integradas), é a partir dele que as equipes de manutenção são acionadas e monitoradas para efetuar reparos. A centralização das comunicações através de softwares de centrais de comando e controle de rádio é essencial, pois o operador do COI precisa estar em sintonia direta com as equipes, uma vez que o COI é responsável por cortar e religar trechos de linhas de energia para manutenções. Falhas nessas operações podem ser fatais.
O rádio permite uma comunicação segura nas operações que envolvem sistemas de energia elétrica, garantindo a otimização do tempo de serviço, podendo evitar acidentes e algum tipo de perda, salvando vidas.
Entre outras principais vantagens que esse sistema pode trazer para essas empresas estão: a melhora na produtividade e na tomada de decisões, possibilidade de troca de informações sem interferências de sinal, maior aproximação entre equipes e colaboradores, execução mais segura das tarefas, além de permitir um serviço que não é tarifado e pode ser usado sem algum tipo de restrição.
Em um serviço tão fundamental quanto esse, que abastece as cidades com energia, seja ela para residências, empresas ou serviços de transporte, é necessário que haja uma imensa cobertura de área para atendimento.
Dessa maneira, os rádios se tornam um sistema importante para possibilitar um trabalho eficiente dos funcionários, que frequentemente precisam realizar vistorias e manutenções em diversos pontos espalhados pelas cidades.
Eles permitem que os consumidores possam ser rapidamente atendidos, prestando um serviço de qualidade e com segurança. Isso tudo sendo possível devido à comunicação eficiente entre os funcionários, proporcionada pelo uso do rádio.
Qual a rádio ideal para as distribuidoras de energia?
Um dos sistemas de rádio comunicação mais eficiente para ser utilizado por esse setor é o MOTOTRBO. Esse aparelho, pertencente à marca Motorola, foi lançado em 2008 para ser a revolução digital nos rádios comunicadores.
Assim como todas as qualidades já listadas que são proporcionadas por esse sistema de comunicação, o MOTOTRBO possui funcionalidades mais avançadas, permitindo uma comunicação mais eficiente, sendo possível que duas ou mais pessoas possam se comunicar de qualquer parte do mundo.
Esse sistema permite o gerenciamento da frota de rádio através do computador, além de sempre entregar uma ótima qualidade digital durante as chamadas, apresentando também áudios muito nítidos.
Essa linha de rádio pode atender às empresas distribuidoras de energia de qualquer porte. E pode oferecer alternativas específicas de serviço para esse setor, como integração ao computador de bordo, aumento do ramal telefônico e ordens de serviço via rádio.
Essa marca apresenta um grande diferencial, principalmente quando são interligados ao software SmartPTT, permitindo a suas capacidades irem além daquelas oferecidas por modelos analógicos.
Esse software é o mais usado nos dias atuais, em todo o mundo, relacionado ao gerenciamento de rádio. Quando aliada ao SmartPTT, o MOTOTRBO ganha alguns diferenciais importante para que os funcionários possam desenvolver seu trabalho com qualidade e segurança.
Entre eles podemos citar: supressão de ruído, identificação de chamada, sensibilidade do microfone, mensagens de emergências pré-estabelecidas, monitoramento via GPS, integração entre rádio e telefone ou outros softwares, chamadas em grupo, controle automático de áudio.
Se você deseja soluções em sistemas de telecomunicações para a sua empresa, entre em contato com o CDC Telecom para conseguir serviços de rádio comunicação para dar mais qualidade e segurança ao trabalho!