Grupo CDC

Quando eu preciso de um sistema de rádio troncalizado (trunking)?

HomeGrupo CDCQuando eu preciso de um sistema de rádio troncalizado (trunking)?
Post Image

Uma dúvida que muitas empresas têm durante a tomada de decisão para melhorar e agilizar a sua comunicação interna é perceber e entender quando é importante investir em um sistema de rádio troncalizado.

Vale ressaltar que mais do que uma forma de comunicação rápida e eficiente para grande quantidade de usuários de rádio, o trunking (sistema de rádio troncalizado) garante mais segurança com menor investimento em infraestrutura.

Isso porque esse método utiliza o compartilhamento de um número reduzido de vias de comunicação (repetidores) para uso de um grande número de rádios. O que isso significa? Todos os envolvidos os trabalhadores, independentemente da quantidade e do setor, poderão se comunicar entre si usando um sistema de rádio econômico em custo, espaço e tempo de instalação.

Por isso, o sistema de rádio troncalizado é uma ótima escolha quando se trata de uma comunicação eficaz e com alta segurança. Suas diversas funcionalidades são essenciais para uma empresa que quer alcançar o próximo nível em sistema de comunicação.

CDC Telecom oferece diversos serviços e soluções para a sua empresa!

Mas como eu sei que preciso instalar um trunking na minha empresa?

Se sua empresa possui grande quantidade de usuários de rádio dividido em diferentes setores, usando vários canais de comunicação que precisam de cobertura de sinal numa área grande, como uma fábrica, por exemplo, o sistema trunking/troncalizado é o ideal.

Ele permite uma comunicação entre colaboradores e seus superiores direta e simples, sendo uma ferramenta essencial para aumentar a produtividade da sua empresa.

Se você enxerga que o contato entre os colaboradores precisa ser mais claro, direto e eficaz, você já entende que precisa do trunking. Se você quer acelerar o processo de divulgação das informações, então você quer e precisa do sistema de rádio troncalizado.

Vamos os principais motivos que provam que você precisa de um trunking:

1ª Melhora a integração entre funcionários: os colaboradores entram em contato uns com os outros sem precisar realizar ligações telefônicas ou outros métodos não oficiais, como contato por meio de aparelhos pessoais.

2ª Aumenta a produtividade: acelera e prioriza os processos de comunicação e de feedback entre funcionários.

3ª Conversas sem falhas ou interferências: a transmissão não é interrompida por estabilidades de sinal, por isso permite conversas claras.

4ª Transmissão em grupo: o sistema permite que a mesma mensagem chegue a vários equipamentos, de forma simultânea, desde que todos estejam na mesma frequência.

5ª Segurança e customização: os colaboradores podem tirar suas dúvidas e obter informações específicas com total segurança e de forma confiável. Além disso, é um sistema que pode ser customizado de acordo com as necessidades de cada empresa área.

6ª Grande quantidade de usuários

7ª Menor investimento em infraestrutura e espaço para montagem dos repetidores e antenas

8ª Menor custo e tempo para instalação

Como um sistema de rádio troncalizado (trunking) funciona na prática?

Nesse sistema, as frequências de comunicação vão sendo ocupadas de acordo com a demanda, isto é, há um número de frequências disponíveis entre os usuários e estes vão se alocando.

Desta maneira, o sistema de rádio troncalizado funciona distribuindo e gerenciando um número de linhas de comunicação entre um número amplo de usuários, possibilitando também a interconexão de usuários.

Imagine que você possui dois repetidores de rádio. Cada um disponibiliza 2 canais de comunicação, totalizando quatro canais. Unindo os dois repetidores em modo troncalizado, uma quantidade de 10 ou 12 grupos de comunicação poderão utilizar esta infraestrutura, já que ao iniciar uma chamada o rádio irá se afiliar ao canal disponível naquele momento.

Através do sistema de rádio troncalizado, é possível que grupos de usuários se comuniquem também com apenas um usuário, além de todas as conversas serem monitoradas pela central de controle.

Essa interconexão dos usuários favorece, assim, a eficiência e dinamicidade de todos os setores, já que todo o processo é feito rapidamente, não havendo necessidade de intervenção ou intermediação de superiores, por exemplo.

O monitoramento geral das conversações permite que todos os assuntos sejam de real importância à empresa, sem perda de tempo ou conversas paralelas. Além disso, a comunicação é permitida e formatada para atender as necessidades de diversos setores.

Quais são as etapas para implantar o sistema trunking e suas vantagens?

Assim como para qualquer novidade, é necessário um planejamento prévio de análises e estratégias que podem auxiliar a implantação de um novo sistema, seja ele de comunicação ou até uma nova plataforma de gerenciamento de tarefas.

A questão mais importante é que, quando se fala de uma comunicação integrada, rápida e eficiente, é necessário levar em consideração fatores cruciais para que as informações sejam transmitidas da melhor maneira possível.

Um ponto chave é realizar testes. A sua empresa pode optar por começar a utilizar o sistema em apenas um setor e, aos poucos, ir aderindo aos demais. Assim, você terá uma visão mais clara de como funciona o processo e quais são suas vantagens.

Para ter uma implementação completa e eficaz de um sistema de rádio troncalizado, é necessário passar por algumas etapas. Estas são as principais:

– Inspeção primária;

– Levantamento de informações e dados geográficos;

  • Projetos técnicos para implantar as torres e sites de repetição;
  • Estudo de cobertura de sinal;
  • Licenciamento na Anatel;
  • FleetMap de uso do sistema;

– Inserção do sistema trunking;

Com a realização do sistema de rádio troncalizado, você ainda pode implementá-lo, utilizando recursos para ampliar e potencializar as suas funcionalidades.

Assim, você começa a colher os frutos de uma comunicação centralizada, confiável e altamente eficaz. As principais vantagens são:

Produtividade melhorada

O sistema, além de ser personalizado para atender a demandas específicas, ainda trabalha para auxiliar na superação de problemas de comunicação que atrapalhavam os índices de produtividade dos colaboradores, além de, claro, evitar situações críticas, vindas de falhas na comunicação.

Além deste fator principal, existem alguns pontos importantes a serem destacados. São eles:

– Interconexão de usuários;

– Intercomunicação entre setores;

– Mudança de canal automatizada;

– Monitoramento eficiente;

– Diminuição de interferência;

– Confiabilidade e segurança;

– Canais alocados (maior privacidade);

– Gerenciamento geral do sistema;

– Comunicação ágil e eficiente;

– Melhor organização de grupos e usuários.

Para melhorar ainda mais a produtividade dos funcionários da sua empresa, o radiocomunicador precisa ser potente. Desse modo, sua área de alcance deve cobrir todo o espaço no qual a empresa realiza suas atividades.

Além disso, é muito importante que os rádios sejam equipados com baterias duradouras. Dessa forma, os colaboradores podem trabalhar durante seu turno sem se preocupar em recarregar a bateria do rádio ou em perder contato com o resto da equipe.

Da mesma forma, sinais de alerta silenciosos são ideais para aqueles locais com muito barulho. Assim, o colaborador não perde nenhum contato feito pelo rádio.

Aqui na CDC Telecom, pioneira em planejamento, implementação e desenvolvimento de sistemas digitais de Comunicação Via Rádio Motorola, você nos entrega o seu projeto e nós realizamos o resto.

Ocupamos uma posição de destaque no mercado e, constantemente, temos recebido o reconhecimento de nossos principais fornecedores e parceiros. Nos últimos anos, somos nome presente em premiações relacionadas à tecnologia digital.

No mercado desde 1997, nós da CDC trabalhamos com clientes de todos os portes e segmentos. Mais de 100 sistemas digitais desde 2010 e duas premiações da Motorola em reconhecimento ao trabalho desenvolvido.

Além da locação de rádios comunicadores e assistência técnica especializada, trabalhamos, também, com projetos integrados, consultoria e treinamento e muito mais! Entre em contato conosco!