Grupo CDC

Comunicação ponto a ponto e via repetidora

HomeGrupo CDCComunicação ponto a ponto e via repetidora
Post Image

A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para garantir a nossa interação profissional, afinal, para desenvolver nossas atividades, é preciso se comunicar com toda equipe. Mas você sabe como a comunicação ponto a ponto e via repetidora podem te ajudar?

Para quem não conhece, a comunicação ponto a ponto é a comunicação realizada por dois dispositivos de rádio de forma direta, ou seja, um aparelho transmite para o outro diretamente.

Já nas comunicações que são realizadas via repetidora, o aparelho emissor transmite a comunicação primeiro para o repetidor, que então envia esta chamada para o rádio receptor. Como a repetidora fica localizada em local estratégico, ela serve como um “ampliador” de sinal de rádio, permitindo que você consiga falar mais longe.

É claro que existem diferenças e alguns fatores devem ser avaliado antes de optar pelo melhor modelo para o seu tipo de necessidade.

Mas pode ficar tranquilo, viu? Vamos te explicar como funciona esses dois mecanismos e quais são as características de cada um. Acompanhe!

Como funcionam os rádios comunicadores?

Os rádios comunicadores são peças muito conhecidas e utilizadas há anos em empresas.

Entretanto, se você ainda não sabe o que são, vamos explicar aqui. Os rádios comunicadores são como celulares, mas, ao invés de funcionar de acordo com o sinal de uma operadora, esses aparelhos são privados e funcionam utilizando frequências do rádio de sua propriedade.

E qual é a função desse aparelho? Para que serve? Essa solução é muito utilizada em grandes e médias empresas para manter a comunicação entre os colaboradores.

Um dos pontos positivos nessa forma de comunicação é que as pessoas conseguem trocar informações de forma privada mesmo estando distantes.

Outro ponto positivo é que com os rádios não é preciso ficar preocupado com o sinal ou com possíveis falhas da operadora de celular, já que a infraestrutura é sua e não de um terceiro.

Entretanto, é preciso sempre estar atento a quesitos que podem assegurar ou não a eficácia do rádio, como a bateria do dispositivo, os números de canais e qual é a distância máxima para funcionamento dos rádios.

Qual é o alcance dos rádios comunicadores profissionais?

Essa é, sem dúvida, uma das perguntas mais importantes no momento de decidir qual será o rádio utilizado para facilitar a comunicação entre os seus colaboradores.

A distância é um fator primordial e que pode assegurar ou não a eficácia na troca de informações.

Neste caso, se você optar por comprar rádios profissionais, a distância pode variar muito, dependendo do modelo utilizado. A distância pode variar entre 2 km e 80 km, em sistemas via repetidora e relevo ideal.

Vale ressaltar: alguns aspectos podem contribuir ou não com a efetividade dos aparelhos. Por tanto, antes de verificar a distância, avalie os seguintes pontos:

  • Há obstáculos naturais ou físicos no caminho entre os dois rádios?
  • A área ser coberta pelo rádio é muito extensa?
  • Há um local alto onde podemos instalar a antena de uma repetidora para ampliar a área de cobertura?

Sempre antes de escolher o modelo que será utilizado pela equipe, avalie qual será a distância entre as pessoas e qual pode ser o modelo ideal para as necessidades apresentadas.

Os rádios digitais possuem mais facilidade em cobrir longas distâncias com áudio mais limpo, enquanto os modelos analógicos podem sofrer com mais interferências durante o contato.

Comunicação ponto a ponto

Essa é uma das comunicações mais utilizadas por ser fácil e simples, ou seja, acessível para qualquer empresa.

Neste tipo de comunicação, a conversa é realizada sem nenhum amplificador. Basta estar de acordo com a distância mencionada no aparelho, ligar o dispositivo e iniciar a comunicação.

É claro que alguns cuidados devem ser assegurados para garantir a eficiência, incluindo o cuidado com a antena escolhida e a atenção com a carga que ainda está disponível no aparelho.

A Comunicação ponto a ponto ou peer-to-peer, em inglês, por outro lado, é uma comunicação direta feita entre dois equipamentos de rádio e sem nenhuma repetidora de sinal.

Funciona, basicamente, interligando dois pontos entre si, permitindo, assim, que um rádio fale diretamente com o outro.

Vale ressaltar: esse modelo pode ser uma boa opção para empresas de pequeno e médio porte e que possuem poucas equipes com distância não muito grande ou até mesmo nos casos em que essa comunicação frequente precisa ser realizada apenas por duas pessoas ou equipes.

Comunicação via repetidora

Se após avaliar as necessidades apresentadas pela sua equipe foi possível detectar que mais pessoas ou equipes precisam do sinal do rádio chegando em pontos distantes, então a melhor opção é optar por uma comunicação via repetidora.

Isso porque esse tipo de comunicação irá ampliar o sinal e a distância das informações que serão emitidas, fazendo com que mais pessoas e equipes possam conversar durante o dia de trabalho.

Em um cenário em que muitos colaboradores precisam manter uma comunicação diária e eficaz, essa é a melhor solução para aproximar aqueles que precisam trabalhar unidos.

Com rádios e uma comunicação via repetidora, será possível entregar aos profissionais um sistema seguro e preparado para a troca de dados e recomendações.

Essa é a melhor forma de não depender do sinal de alguma operadora ou até mesmo de um programa ou aplicativo que pode deixar de funcionar ou até mesmo apresentar estabilidade em alguns momentos do dia.

A repetidora nada mais é que um sistema automático capaz de retransmitir sinais, instalada em locais de ALTA elevação, como:

– Montanhas;

– Picos;

– Montes.

Sendo assim, se o cenário da sua empresa conta com diversos especialistas e uma ação integrada, opte por algo que seja capaz de atender todas as equipes e demandas.

Contrate uma empresa especializada

Agora que você já sabe como funciona a comunicação entre os rádios e qual é a diferença entre os modelos, chegou a hora de optar por uma empresa que está preparada para ajudar você.

Possuímos uma equipe preparada para te auxiliar, indicando os melhores modelos de acordo com as necessidades apresentadas, pensando se a sua equipe necessita de uma comunicação mais simples ou até mesmo de algo elaborado e com um alcance maior.

Entre em contato conosco, aproveite para sanar dúvidas e garanta ainda hoje uma comunicação eficiente e clara para os seus colaboradores.